Projeto “Tardes de Conhecimento” aborda o processo no controle externo e as NBASP em sua primeira edição

A primeira edição do projeto “Tardes de Conhecimento” foi realizada no dia 2 de junho, sendo transmitida on-line pelas redes sociais da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP (YouTube e Facebook). O evento contou com uma participação expressiva, alcançando o pico de mais de 300 expectadores simultâneos durante a transmissão. O vídeo, que pode ser visualizado no endereço 
, teve mais de 1.350 acessos até a manhã do dia 03/06/2020. 
 
A abertura do evento foi realizada pelo Presidente da AudTCMSP, Fernando Morini, o qual enalteceu a relevância da capacitação e agradeceu aos parceiros. Na sequência, o Diretor-Presidente da Escola de Gestão e Contas do TCMSP, Maurício Piragino, saudou os participantes, reforçou a importância do trabalho dos Auditores de Controle Externo e passou orientações operacionais aos participantes. O Diretor de Desenvolvimento Profissional da AudTCMSP, Jorge de Carvalho, foi o responsável pela mediação. 
 
Nesta primeira edição, o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) Ismar Viana, abordou o processo de controle externo, e o também Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e Gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas do IRB, Nelson Granato, tratou das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP). 
 
 
Ismar Viana (foto acima) discorreu sobre os princípios aplicáveis ao processo de controle externo e enfatizou alguns aspectos presentes na Intosai-P 50, que versa sobre os princípios das atividades jurisdicionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS). 
 
 
Nelson Granato, por sua vez, trouxe reflexões metodológicas e práticas sobre os três níveis das NBASP, concentrando sua abordagem no processo de auditoria, ou seja, nos aspectos centrais normativos que devem ser observados para a elaboração de um bom relatório, em todas as fases do processo de fiscalização: no planejamento, na execução e na própria produção textual da peça final do trabalho. A apresentação utilizada por Nelson pode ser acessada AQUI! 
 
O projeto “Tardes de Conhecimento” foi idealizado pela Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP), e conta com o apoio institucional da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP e do Instituto Rui Barbosa (IRB), integrando também o Fórum Nacional de Auditoria, como uma de suas edições regionais. 
 
A segunda edição das “Tardes de Conhecimento” ocorrerá no dia 16/06/2020. Os palestrantes serão os Auditores Federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União Tiago Modesto Carneiro Costa e Antônio Alves de Carvalho Neto. Tiago Modesto discorrerá sobre o processo de auditoria no setor público e Antônio Carvalho tratará da auditoria baseada em riscos. 
 
As inscrições para a segunda edição estarão disponíveis em breve no site da Escola de Gestão e Contas do TCMSP: https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br
Imprimir   Email