Modelo de Auditoria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da IDI/Intosai

 

A Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai - International Organization of Supreme Audit Institutions), por meio da Iniciativa de Desenvolvimento (IDI - Intosai Development Initiative) têm o prazer de apresentar a versão piloto do Modelo de Auditoria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da IDI (ISAM - IDI's SDGs Audit Model).
 
O ISAM é um manual prático do tipo "como fazer", destinado a apoiar as Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) na condução de auditorias de alta qualidade sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) baseadas nas normas de auditoria da Intosai (ISSAIs - International Standards of Supreme Audit Institutions).
 
O manual tem como princípios:
 
1. Foco em resultados;
2. Reconhecimento da diversidade das EFS;
3. Base nas ISSAIs;
4. Inclusão;
5. Agregar valor.
 
O ISAM define a auditoria da implementação dos ODS como uma auditoria operacional com foco no alcance das metas nacionalmente firmadas relacionadas aos objetivos dos ODS. A auditoria operacional não é direcionada às entidades, projetos, programas ou processos, e sim na interação entre eles para a obtenção de resultados transversais. Além de focar no alcance dos resultados, a metodologia de auditoria recomendada no ISAM encoraja as EFS a integrar as ações para aumentar o impacto da auditoria ao longo do seu desenvolvimento.
 
Reconhecendo a diversidade das EFS em termos de mandatos, capacidades, tamanho e contexto local, o ISAM se esforça para fornecer um modelo flexível e dicas práticas para toda a comunidade integrante da Intosai. O ISAM define as auditorias de alta qualidade da implementação dos ODS como aquelas aderentes às exigências aplicáveis das ISSAI. O modelo fornece orientação sobre como cumprir os requisitos das ISSAI em diferentes estágios do processo de auditoria da implementação dos ODS.
 
O ISAM é inclusivo à medida em que considera as necessidades das EFS com diferentes capacidades. Muitas EFS ainda se encontram em fase de desenvolvimento dos seus processos de auditorias operacionais (sobretudo em cumprimento às exigências das ISSAIs) e a maioria das EFS está utilizando a abordagem do "Governo como um todo" pela primeira vez.
 
O ISAM utiliza o lema principal dos ODS das Nações Unidas "não deixe ninguém para trás" como uma consideração importante na definição das auditorias de implementação de tais objetivos e ao longo de todo o processo de auditoria.
 
Acesse o manual no link: https://www.idi.no/en/isam
 
Para saber mais sobre os ODS, acesse: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
 
Fonte: Intosai (com adaptações - tradução livre da AudTCMSP).
Imprimir   Email