Auditores fazem participação histórica em Sessão Plenária

No início da Sessão Plenária de quarta-feira (26/4), o presidente Eduardo Tuma e os demais conselheiros do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) prestaram homenagens aos técnicos de carreira do órgão pelo Dia do Auditor de Controle Externo. A data é celebrada anualmente em 27 de abril. Também por iniciativa do Colegiado, foi organizado um encontro especial no hall do plenário, com a participação das auditoras e auditores da Corte.

Na abertura da Sessão, o presidente Eduardo Tuma salientou que os Auditores de Controle Externo são profissionais de reconhecida qualificação e expertise no âmbito da fiscalização das contas públicas. “O trabalho do auditor contribui para a transparência e a integridade das instituições públicas, num esforço dirigido ao combate à corrupção e ao desperdício de recursos, resultando na prestação de serviços públicos mais eficientes e de melhor qualidade à população”. Segundo ele, a atividade impacta diretamente na vida das pessoas e na construção de um país melhor. Destacou, ainda, que valoriza muito a categoria e que os auditores do TCMSP são referência para todo o país.

Na sequência, como homenagem aos auditores pela data, o presidente Eduardo Tuma quebrou o protocolo da Sessão Plenária e, de forma inédita, passou a palavra ao presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP), Fernando Morini.

Participação histórica dos auditores

Morini classificou como histórica a oportunidade de se pronunciar na Sessão. Defendeu a continuidade do diálogo da categoria com os conselheiros, tanto nas convergências como nas divergências. Ele ressaltou as conquistas que foram alcançadas pela categoria e a satisfação em perceber que o trabalho desenvolvido pelos auditores está aparecendo, cada vez mais, em notícias positivas da mídia. E destacou que o grande desafio dos auditores é realizar o trabalho com base nos quatro “Es”: eficiência, eficácia, efetividade e economicidade. O presidente da AudTCMSP que os auditores desta Casa são referência para os demais tribunais, afirmou: “Nosso paradigma continua sendo as melhores práticas, trabalhar atualizado na técnica, com independência e imparcialidade”.

Orgulho pelos nossos auditores

O conselheiro Maurício Faria destacou que a auditoria tem um papel central no Controle Externo. Salientou também o padrão de capacidade e de excelência da auditoria do Tribunal. Para ele, a área concentra o elemento técnico do Controle Externo. Lembrou também do reconhecimento da nossa auditoria pela qualidade do seu trabalho. Disse que, quando participa das mesas técnicas, sente orgulho da presença dos nossos auditores. E que os secretários e assessores da Prefeitura têm a oportunidade de verificar a qualidade dos nossos auditores, a qualidade das suas contribuições, dos relatórios de auditoria.

Já o conselheiro Roberto Braguim afirmou que a auditoria é a mola mestra do Controle Externo e do sistema Tribunais de Contas. “Pois, sem os auditores, essa grande máquina chamada Controle Externo não funcionaria adequadamente. Tudo nasce na auditoria, e tudo passa pela auditoria”, ressaltou. Lembrou que conduziu o último concurso da carreira no TCMSP, e que deu posse a 100 auditores de vários locais do país. Disse sentir muito orgulho dos auditores do Tribunal.

O conselheiro João Antonio da Silva Filho afirmou que conheceu melhor o sistema Controle Externo ouvindo os auditores da Casa. Confessou que a cada reunião, por meio do diálogo, seja na convergência ou divergência, aprendia mais. E enalteceu a consciência dos técnicos de que devemos prestar um bom serviço à sociedade. “Porque essa é a função do Estado, o desenvolvimento integral das pessoas, no nosso caso, dos cidadãos paulistanos”, ponderou. E que os auditores estão comprometidos com esse princípio. Afirmou que a carreira é determinante para o Controle Externo exercido pelos Tribunais de Contas.

“Eles são fera”

O conselheiro Domingos Dissei saudou os auditores lembrando que a responsabilidade que envolve a carreira é muito grande, pois cuidam, segundo ele, da chave dos cofres públicos, para evitar o desperdício do dinheiro do Erário, que deve ser destinado aos que mais sofrem, na Saúde, Educação e Assistência Social. Disse alertar os secretários que vão participar das mesas técnicas do Tribunal: “se preparem, porque eles são fera!” Ele lembrou que para passar no concurso do Tribunal tem que estar muito preparado. “É muito difícil pinçar um erro no trabalho dos auditores. Vocês estudaram, e se preparam para chegar aqui, têm uma boa formação”, destacou.

O Dia Nacional do Auditor de Controle Externo faz referência ao exemplo de espírito público de Inocêncio Serzedello Corrêa, então ministro da Fazenda do governo do presidente Floriano Peixoto, que, no dia 27 de abril de 1893, apresentou sua carta de renúncia em protesto às investidas do Poder Executivo da época contra a autonomia e a independência do Tribunal de Contas da União, criado em novembro de 1890, por iniciativa do então ministro Rui Barbosa, baseado nos princípios de autonomia, fiscalização, julgamento e vigilância.

Texto publicado inicialmente pela assessoria de imprensa do TCMSP, disponível em: https://portal.tcm.sp.gov.br/Pagina/59160

Imprimir   Email